O que há de melhor em Pavimentos e Remodelações


Parquet/Lamparquet

15-10-2009 00:34

Lamparquet

Parquet

O Lamparquet é um pavimento de madeira maciça com as dimensões (200 a 350 mm x 40 a 75 mm x 10 mm) e pode ser adquirido em várias espécies de madeira.

Este tipo de pavimento é uma boa solução para construções novas mas também para redecorações (desde que existe altura suficiente deixada pelo pavimento antigo – 10 mm).

Este tipo de pavimento tem diferentes efeitos estéticos uma vez que pode ser: Corrido, espinhado, mosaico, romano, etc.

Taco

É também um pavimento de madeira maciça mas com dimensões maiores que o Lamparquet e também pode ser adquirido em várias espécies.

O taco pode ser de dois tipos o macheado ou o tradicional, sendo o primeiro com um encaixe macho-fêmea lateral e de topo, o tradicional não tem qualquer tipo de encaixe, mas o acabamento final é igual para os dois.

Quanto à sua colocação o taco é colado directamente sobre a betonilha ou pregado sobre um ripado de madeira.

Pode ser utilizado em habitações, zonas comerciais ou pavilhões desportivos.

Esteticamente este pavimento fica com um efeito de xadrez, espinhado ou duplo espinhado.

Parequetone

O que o distingue dos anteriores é a sua espessura ( 14 mm ), muitas vezes utilizado em situações onde a betonilha não permite a utilização de pavimentos com espessura maior.

Soalho maciço

Este é o topo de gama dos pavimentos de madeira. Uma vez que por ter dimensões maiores que os anteriores mostra toda a beleza natural da madeira.

Tradicionalmente as obras com pavimentos em soalho são feitas por oficinas de carpintaria que executam a “feitio”. Porque não são produções standarizadas, os valores por metro quadrado atingem valores bastante elevados. Como importadores tradicionais de madeiras exóticas, estamos em melhores condições de assegurar a produção deste tipo de pavimentos, nas melhores condições de preço e qualidade

O soalho é um pavimento que requer muita técnica e experiência para uma boa colocação e uma boa manutenção, mas não há como um bom soalho de madeira.

É necessário uma estrutura de suporte para que fique uma caixa de ar permitindo assim a madeira respirar. Dando assim uma característica acústica única deste pavimento.

Soalho Flutuante

Estes são sem dúvida os pavimentos do futuro, não só por razões ambientais, mas também pela sua fácil colocação, melhor resistência à humidade, resistência ao choque onde alguns devido ao sistema de junta resistem até 450 kg de tensão.

Algumas marcas utilizam um top layer de madeira nobre com 2 a 3 mm e outras com uma foto da madeira original impressa em papel com melamina, sendo a alma de HDF ou outro tipo de aglomerado.

São colocados sobre uma camada poleuretano e uma manga plástica, não necessitam de ser colados ao pavimento, bastando a acção da gravidade para se manterem assentes no chão.

 

—————

Voltar